Powered By Blogger

sábado, 14 de maio de 2011

O QUE É UM CUIDADOR DE IDOSO ?

O cuidador é o indivíduo que presta assistência a pessoas de qualquer idade, sejam elas saudáveis, enfermas e/ou acamadas, em situação de risco ou fragilidade.

O curso pretende oferecer à comunidade de São`Paulo e região do Grande ABC, em especial aos cuidadores e interessados, conhecimentos atualizados sobre as doenças que mais acometem a população idosa, os cuidados necessários para favorecer a manutenção da autonomia e qualidade de vida dos idosos, bem como sobre o papel legal do cuidador.

O Profissional Cuidador de Idosos é o responsável por auxiliar e cuidar muito bem (com conhecimento) dos idosos.

O cuidador poderá ser a ponte de contato entre o idoso, a sua família e serviços de saúde ou da comunidade.

Este curso visa estimular as atividades e tarefas da vida quotidiana do idoso, promovendo atividades de entretenimento e melhorar qualidade de vida do idoso.

Competências do cuidador:

- Cuidar da higiene pessoal do idoso e do ambiente, considerando princípios de saúde e segurança.

- Acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades diárias, identificando interesses e preferências, propondo atividades de lazer e integração social que respeitem sua individualidade e privacidade, incentivem sua auto-estima e independência e promovam sua saúde e bem-estar pessoal.

- Zelar pela alimentação do idoso, visando à promoção de sua saúde.

- Identificar sinais de alerta que demandem providências médicas ou psicológicas, acionando-as ou informando-as aos responsáveis, quando necessário.

- O cuidador também pode acompanhar o cliente em consultas médicas, passeios, supermercados, viagens, à trabalho, eventos esportivos e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário