Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ulcera por pressão !

Escara ou úlcera de pressão é uma lesão com tendências a grangrena ou necrose dos tecidos. É causada pela irrigação sangüínea deficiente, ocasionada por pressão demorada e conseüente falta de nutrição do tecido, nos pacientes com afecções graves do sistema nervoso, sobretudo nos pacientes hemiplégicos que não podem mover-se no leito. Caracteriza-se por uma crosta enegrecida, formada de tecido mortificado, com tendência a eliminar-se. Tende a aumentar de tamanho se a região não for protegidae principalmente, se não for diminuída a pressão sobre o corpo, pela mudança de posição.

MEDIDAS PREVENTIVAS

- Usar posicionadores e protetores de espuma (casca do ovo) nos diferentes segmentos corporais. Argolas para extremidades. Rolos. Almofadas e coxins.

- Colchão de água, de ar ou de alpiste.

- Sentar o paciente fora do leito, com freqüência, sempre que seu estado permitir.

- Incentivar o levantar precoce.

- Abolir qualquer pressão exagerada sobre qualquer ponto do corpo, zelando principalmente pelas proeminências ósseas. Evitar superposição dos membros.

- Mudar constantemente de posição (2 em 2 horas).

- Manter a cama limpa, seca e os lençóis bem esticados. Retirar imediatamente qualquer roupa úmida.

- Proteger a pele com algodão, nas partes onde hover contato com os aparelhos gessados ou mecânicos.

- Zelar pela higiene pessoal.

- Para pessoas de pele normal ou seca fazer massagem com vaselina, óleo ou creme anti-escara: composto de camomila e óxido de zinco.

- Executar movimentos passivos dos membros. Com isso há uma irrigação muito melhor nas zonas afetadas e aumento de resistência.

- Cuidar do estado geral do paciente, oferecendo-lhe alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas.


Erica castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário